O FILME

SINOPSE
Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Link para download: http://cinemaeprosaonline.blogspot.com.br/2014/01/ela-2013-her.html

SIGNIFICADO DO NOME DO FILME
Ei, a partir daqui seria interessante você já ter visto o filme!
O nome do filme “HER” não se dá por acaso, e muito menos fala sobre Samantha. Spike Jonze tenta nos mostrar o quanto estamos vivendo um ultra narcisismo, um momento no qual Lipovetsky definiu como hipermodernidade, e como Freud, muito antes, certificou como o mal da sociedade moderna.

QUESTIONAMENTOS DO FILME
Será que, o que chamamos de real não é virtual?
Será que o que chamamos de virtual não é apenas mais uma camada da cebola?
Será que o software desenvolve uma verdadeira inteligência ou será que nós estamos rebaixando nossas expectativas sobre a inteligência para as máquinas parecerem mais espertas?
Se isso for verdade, isso não prejudicaria também nossas expectativas em relação aos relacionamentos e o amor?
O que faz de todos nós sermos humanos, e nos diferencia de todas as outras criaturas vivas?
O que é o homem além de um ser capaz de amar, se apaixonar, se relacionar, sonhar, iludir-se, decepcionar-se, sofrer e superar a dor?

CONCLUSÃO DO FILME
Her, não é um filme sobre solidão, mas propõe um mundo onde cada um de nós é um desencontro, um desconhecimento e reclusão. O fato de já incorporarmos e intimidarmos a máquina dificulta uma visão antropológica de nós mesmos, principalmente por este ser um tema universal, dificultando a percepção externa. A máquina já não está em nossas mãos, carregamo-la junto do peito e dentro do ouvido. Her. nos dá a ideia de uma relação futurista sobre novas formas de relacionamento humano-máquina. Bem como o estudo sobre a solidão do homem contemporâneo em busca do amor e de compreensão num mundo virtual cada vez mais omnipresente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário